A BIBLIA DO ENEM

Como estudar para o ENEM 2016

O MÉTODO. O método de estudo e de aprendizagem apresentado neste livro é desenvolvido a partir da resolução comentada de todas as questões de múltipla escolha propostas nas quatro últimas edições do Exame Nacional de Ensino Médio. A resolução dessas questões é precedida pela citação da HABILIDADE que você deve possuir e aplicar para resolver as situações-problema apresentadas em cada uma das questões propostas. Assim você irá familiarizar-se com o processo de resolução das questões do ENEM. Além disso, você vai desenvolver a sua capacidade de interpretar e de relacionar as variáveis mais relevantes envolvidas em cada uma das situações-problema apresentadas.

OS PRESSUPOSTOS. A utilizaão eficiente desse método de estudo pressupõe a existência da sua decisão firme de querer entrar na universidade em 2017. Pressupõe também que você esteja disposto a planejar, a organizar, a se disciplinar, a ter paciência e objetividade em seu plano de estudo. Acreditamos que você tenha feito essa escolha. Parabéns!

O PLANO DE ESTUDO. Inicie o seu plano de estudo definindo e escrevendo a data para começar. Em seguida, defina os dias da semana, o número de horas diárias com que você vai comprometer-se. Preencha a tabela a seguir para otimizar o seu rendimento: (tabela para impressão)

         Data de início:

   HORÁRIO
 MANHÃ  TARDE  NOITE
 SEGUNDA-FEIRA      
 TERÇA-FEIRA      
 QUARTA-FEIRA      
 QUINTA-FEIRA      
 SEXTA-FEIRA      

Escreva tudo e assine esse compromisso. Se, em algum momento dessa trajetória você sentir que a sua vontade está diminuindo, aplique a seguinte máxima:

FAÇA, QUE A VONTADE APARECE.

ACREDITE: A sua vontade irá fortalecer a cada novo dia.

A HORA É AGORA. Chegado o dia e hora de começar, pegue todos os materiais necessários, sente-se em frente de uma mesa, abra o livro “A Bíblia do Enem” e mãos a obra! Siga as instruções a seguir:

1- Leia, cuidadosamente e mais de uma vez, a primeira questão do Enem 2012. Leia a HABILIDADE requerida. Não leia a resolução.

2- Identifique as variáveis presentes nessa situação-problema. Procure relacionar essas variáveis. Leia novamente a questão com a nova visão adquirida nos itens 1 e 2.

3- Tente resolver e encontrar a opção certa.

4- Leia a resolução. Se você não acertar, estude a resolução apresentada no livro e identifique os elementos teóricos e os raciocínios que lhe faltaram. Se você acertou, leia a resolução do livro e compare com a sua. É comum encontrar a solução certa por caminhos diferentes.

5- Repita esse procedimento para todas as questões de todos os exames 2012, 2013, 2014 e 2015

 


Aprenda a partir da resolução comentada de todas as questões dos 4 últimos exames.

Iniciar compra Iniciar compra

Iniciar compra


ACEITAMOS E PARCELAMOS EM ATÉ 5X OU PAGUE EMITINDO BOLETO BANCÁRIO

Formas de pagamento